Gurdjieff

Gurdjieff
Quem é Gurdjieff?

sábado, novembro 19, 2005

Objetivo do Livro

Bem, tentando ser claro, o objetivo do livro é discorrer sobre a aparição do monoteísmo na história em suas diversas variantes - sobretudo as três maiores e atuais (judaísmo, cristianismo e islamismo) e a maneira como este acontecimento enterrou toda a cultura politeísta milenar, mergulhando a humanidade em condições de vida que a afastaram brutalmente da natureza.

A obra se dividiria em quatro partes. Uma ampla discussão dos contornos das sociedades antigas, sua religião, filosofia e arte. Mais adiante, as condições da dissolução daquela velha civilização e a penetração do cristianismo nos corações e mentes do ocidente, precedido pela religião hebraica. Segue daí o esforço em esquadrinhar os traços fundamentais dos monoteísmos que os tornam inferiores às religiões antigas em sua capacidade de promover o homem integral. A obra terminaria com uma exortação à volta dos valores consagrados do passado, à ética pagã e seu apego à família e à natureza, expressas no panteão divino.

Esta tarefa se constitui em trabalho homérico, resultante de anos de estudo, dedicação e contemplação das maravilhas da antiguidade. Certamente será aliviado pela pobreza de meu estilo moderno, os limites de expressão da língua portuguesa (outro detalhe interessante é a progressiva mediocrização das línguas de origem latina) e a parca literatura acessível aos pesquisadores do tema.

Nenhum comentário: