Gurdjieff

Gurdjieff
Quem é Gurdjieff?

quinta-feira, agosto 17, 2006

Para compreender Daskalos - Glossário

Para compreender o pensamento de Daskalos em "O Mago de Strovolos" é preciso ter em mente o glossário abaixo:
Chakras - Centros psiconoéticos localizados no duplo etérico do indivíduo. É através dos chackas que a personalidade humana absore a vitalidade etérica para a sua manutenção. Através da disciplina apropriada e exercícios de meditação, o místico tenta abrir seus chackras, para adquirir poderes psiconoéticos. Para um clarividente, os chakras parecem discos em rotação.
Elementais - Formas de pensamento. Qualquer sentimento ou pensamento que um indivíduo projetar é um elemental. Eles possuem forma e vida própria, independentemente de que os projeta.
Duplo Etérico - O campo energético que mantém os três corpos do homem (de matéria densa, psíquico e noético) vivos e ligados um ao outro. Cada partícula do corpo humano tem o seu correspondente etérico. É a vitalidade etérica que torna a cura possível. O universo está cheio de energia etérica. Ela pode ser transferida de uma pessoa para outra, e é absorvida através dos chackras.
Exomatose - A capacidade de deixar o próprio corpo quando quiser, viver com plena consciência nas dimensões psiconoéticas e, então, voltar ao corpo. Implica lembrar-se de todas as experiências quando fora do corpo.
Corpo de Matéria Densa - Um dos três corpos que cosntituem a personalidade atual autoconsciente. O corpo material do homem. A parte da personalidade que vive no mundo de matéria densa é o chacka do plexo solar.
Mundo Noético Superior - O mundo das idéias, dos arquétipos. O mundo das causas e das leis, que são a base de toda a realidade fenomenal.
Mônada Sagrada - As partes que compõem o Absoluto. De cada Mônada Sagrada emana uma infinidade de raios que passam através de diferentes arquétipos e adquirem a forma da existência fenomenal. Quando uma dessas radiações passa pela Idéia do Homem, forma-se uma personalidade humana. Seres humanos que pertencem à mesma Mônada Sagrada têm uma afinidade especial um pelo outro.
Espírito Santo - A superconsciência impessoal que expressa o pode do Absoluto, tornando possível a criação do universo. A parte dinâmica do Absoluto. Animais são da natureza do Espírito Santo. Falta-lhes a expressão do Logos do Absoluto, ou seja, falta-lhes autoconsciência. O homem pertence tanto à natureza do Logos como à do Espírito Santo.
Idéia do Homem - Um arquétipo eterno dentro do Absoluto. Uma vez que uma emanação da Mônada Sagrada passe pela idéia do Homem, a existência do homem tem início.
Auxiliares Invisíveis - Mestres que vivem na dimensão psíquica ou noética e são invisíveis aos olhos materiais. Também mestres que vivem dentro do plano da matéria densa, mas que fazem exomatose e ajudam seres humanos que vivem no mundo da matéria densa, assim como em outras dimensões.
Karma - a Lei da causa e efeito. A soma total das ações, pensamentos e sentimentos de uma pessoa que determina seus sucessivos estados de existência. Uma pessoa é completamente responsável pela criação de seu Karma, seu destino. Alcançar a teose implica transcender o próprio karma.
Lei de Causa e Efeito - Veja Karma
Logos - Parte do Absoluto que torna possível a existência da autoconsciência e do livre-arbítrio. Como entidades eternas, os homens são da natureza do Logos e da do Espírito Santo. Jesus, como o Logos Cristo, representa a mais completa expressão da natureza logóica do Absoluto. Quanto mais adiantada for uma entidade humana, mais dominante será a sua parte logóica.
Mente - O modo pelo qual o Absoluto não-manifestado Se expressa. Mente é a substância pela qual todos os universos e todas as dimensões da existência são construídas. Tudo é mente.
Corpo Noético - Um dos três corpos que formam a personalidade atual autoconsciente. O corpo dos pensamentos. O corpo noético, a quinta dimensão. Sua imagem é idêntica à dos outros dois corpos. O centro do corpo noético é o chakra da cabeça.
Mundo Noético - A quinta dimensão. No mundo noético, espaço e tempo são transcendidos. Uma entidade humana que vive no mundo noético pode viajar instantaneamente, não apenas por sobre grandes distâncias, mas também através do tempo.
Personalidade Permanente - A parte de nós na qual são gravadas as experiências encarnacionais que são transferidas de uma vida para outra. O nosso eu interior.
Personalidade Atual - o que é comumente conhecido como personalidade do indivíduo. É formada pelos corpos noético e de matéria densa. A personalidade atual é a expressão mais baixa de nós mesmos, a qual está constantemente evoluindo e tende a se tornar uma só com a personalidade permanente.
Corpo psíquico - A quarta dimensão. No mundo psíquico, o espaço é transcendido. Um indivíduo que vive no mundo psíquico pode viajar, instantaneamente, através de grandes distâncias.
Discos Sagrados -ver Chakras.
Alma - Aquela parte de nós que é pura e não é afetada pela experiência terrenas. A alma está além da Idéia do Homem, além de toda manifestação. Ela nunca nasceu e nunca morrerá. È aquela parte de nós qualitativamente idêntica ao Absoluto. A alma é nossa essência divina, imutável e eterna.
Teose - o estágio final da evolução do eu, após ter passado pela experiência da matéria densa através de encarnações sucessivas. Reunificação com Deus.
Mundo das Idéias - Veja mundo Noético Superior.

FONTE: MARKIDES, Kyriacos C. O Mago de strovolos - o mundo maravilhoso de Daskalos, seus ensinamentos e suas curas espirituais. São Paulo. Ed. Pensamento, 2004.

Um comentário:

Espaço Espiritual Mitch Ham Ell disse...

Oi amigos, vos convido a visitarem o Espaço Espiritual Mitch Ham Ell, um site espiritualista voltado para o esclarecimento da espiritualidade na terra, recorremos para isso a artigos espiritualistas e canalizações dos mentores, o link é o seguinte: http://www.mitchhamell.com.br/
Obrigado.