Gurdjieff

Gurdjieff
Quem é Gurdjieff?

quinta-feira, setembro 07, 2006

Terra - O Centro do Sistema Solar

Desde a nossa época de colegiais, no científico, acostumamo-nos a pensar que todos os sistemas anteriores ao de Corpénico eram errados. O Sol é o centro de nosso sistema solar, a terra, um diminuto planeta sem significância alguma, pequenino, insignificante diante dos outros gigantes com Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. A lua, é apena um satélite sem atmosfera, cheio de crateras e morto, que aparece "parado" na nossa frente (daí o seu "lado escuro"). Todos hoje começam a refletir sobre isso. Eu mesmo, já fui atraído pela astronomia mas pegunto: o que significa isso? Os velhos astrônomos e físicos, como Tycho Brahe, Kepler e Newton, entendiam o conhecimento do Cosmos como um meio para aperfeiçoar seus horóscopos.
Newton consagrou grande parte de seu tempo a pesquisas sobre teologia e algo esotéricos. Kepler, que jamais tomou banho (vide livro do Gleiser) e tinha uma mãe bruxa, nunca se importou com a "ciência" em si. Foi aprender com Tycho seus segredos matemáticos para melhor prever o futuro através dos astros, cuja posição, graças à ciência do velho Tycho, podia ser melhor definida (Tycho Brahe foi o grande criador da astronomia posicional, tendo descoberto a primeira "supernova" conhecida que abalou a teoria do "céu fixo").
Portanto, o que acham, caros irmãos e amigos? Se analisarmos as antigas representações do sistema solar, matematicamente todas as efémerides coincidem, via de regra. Na minha opinião, fixar a terra como o centro do sistema solar era uma questãor referencial. Em nenhum outro planeta (móvel, é claro), havia seres humanos. A terra era onde se dava a coincidência entre o macrocosmo e o microcosmo.


Nenhum comentário: