“Vejo ainda um dado límpido que um grande
homem não pode ser imitado. No entanto, o humanismo sonha com isto: oferecer
protótipos que sejam, de um modo ou de outro, imitados. Mas é suprema a
absurdidade da pedagogia. Pois nem ao menos numa vida de santo não há nada ‘exemplar’,
não há nada a imitar. Se não se realiza por conta própria, qualquer vida é um
insucesso, uma dilação. (1)
“E se
foi possível ver no homem o “ser doente do universo”, foi provavelmente por
causa dessas seis doenças, não por seus males físicos nem por suas neuroses.
Naturalmente, elas ainda não tinham sido denominadas, e talvez não tivessem
sido claramente relacionadas com as “crises” espirituais do homem; parece-nos,
todavia, que é precisamente delas que sempre se falou, pois, como quer que
seja, só elas – sendo constitutivas do homem – nos podem autorizar a dizer que
ele é um “ser doente”.
(2)
O filósofo romeno CONSTANTIN NOICA (Vitănești -Teleorman 12/25
de julho de 1909-Sibiu, 4 de dezembro de 1987) é ainda pouco lido no Brasil, mas
talvez, no século XX, nenhum outro pensador além dele pôde compreender em todas as suas implicações a vasta dimensão
do drama humano, ao vasculhar em sua obra de maturidade “As seis doenças
do espírito contemporâneo” as “diferentes
relações que têm entre si os traços definidores de todo ser, de toda realidade
existente: a individualidade, a generalidade e as determinações que situam a
individualidade na generalidade”, conforme pontifica o professor Olavo de
Carvalho, responsável pela introdução, edição e notas da publicação em língua
portuguesa. (3)
Utilizando um quadro clínico como alegoria dos dilemas que
acometem o homem, Noica formulou uma tipologia de sintomas que identificam suas
doenças de espírito, superiores às somáticas e às psíquicas, pois:
“Nenhuma neurose
poderia explicar o desespero do Eclesiastes, o sentimento de nosso exílio na
Terra ou de nossa alienação, o tédio metafísico, a consciência do vazio e do
absurdo, a hipertrofia do eu ou a revolta sem objetivo; nenhuma psicose poderia
explicar o “furor” econômico ou político, a arte abstrata, o “demonismo”
técnico, nem talvez aquele formalismo extremo que hoje em dia, em todos os
domínios da cultura, consagra o primado da exatidão sobre a verdade”. (4).
As doenças de espírito são doenças ônticas, aquelas que verdadeiramente constituem o homem,
pois o ser também pode adoecer, sendo “afetado
nas coisas viventes e inanimadas, estas permanecem secretamente bloqueadas por
uma dessas doenças, que no entanto se dissimulam por trás da aparente
estabilidade das coisas; mas, se é atingido no homem, este último, graças á sua
instabilidade superior, revela a sua doença à plena luz do dia”. A primeira
dessas enfermidades é a carência do individual, a todedite.
“Esse homem irá, como todos,
respirar, mas o ar que irá respirar será condicionado e “geral”, não este
determinado ar de sua terra, cujo odor ele tão bem não sabia reconhecer; ele se
alimentará, por certo, mas, ali também, de substâncias gerais; ele se
esforçará, como sempre, na vida do conhecimento, mas se interessará antes pela
essência do que pelas realidades particulares; e se alguma planta ainda o puder
deslumbrar, ela terá certamente brotado numa estufa. Em parte alguma do cosmos
ele reencontrará aquela realidade individual, o sabor particular “desta coisa
aqui”, o tode-ti do filósofo grego, cuja ausência nos faz sofrer bem mais do
que a imperfeição. Tanto ele como as coisas que o rodeiam já não terão
realidade particular. Por isso ele deverá, de tempos em tempos, voltar à terra
para curar sua todetite”. (5)
A segunda das enfermidades a acossar o homem é a carência do
geral, a necessidade de encontrar o individual autêntico dá origem a seu
oposto, “a doença em que o sofrimento não vem da carência do individual, mas ao
contrário, da do geral. Se apelarmos de novo para a língua grega, o “geral”, Kathoulou, lhe dar
seu nome: catolite”. Esta merece
tratamento à parte, uma vez que engolfa indistintamente toda a humanidade, ou:
“Em certo sentido, a catolite é a doença
espiritual típica do ser humano, tão atormentado pela obsessão de se elevar a
uma forma de universalidade. Quando, por um gesto elementar de lucidez, o homem
desperta da hipnose dos sentidos comuns que geralmente o manobram – no
interesse, aliás, da espécie e da sociedade –, ele busca por todos os meios
curar de sua amargura de ser uma simples existência individual sem nenhuma
significação de ordem geral. Ele busca então, mediante a maior parte de seus
engajamentos deliberados, apoderar-se dos sentidos gerais. Com muita
frequência, cai na armadilha dos sentidos prontos (como as “ideologias” de seu
tempo), que não são senão falsos remédios, incapazes de curar seu mal em profundidade.
Por isso, quando o homem – até o mais medíocre – prolonga seu gesto de lucidez
por tempo suficientemente longo para perceber a futilidade do geral a que se
devotou, sua catolite retoma toda a sua virulência”.(6)
Outra doença se relaciona às determinações do ser e explica
o horror do homem que não pode agir em conformidade com seu próprio pensamento
e suas convicções, a horetite ou
carência de determinações. Neste caso,
“... além de um geral e de um
individual, o ser, para se realizar, também tem necessidade de determinações
adequadas, isto é, de manifestações que possam harmonizar-se tanto com sua
realidade individual como com o sentido geral a que tente. E já que a doença é
provocada pela impossibilidade de obter tais determinações, poderia-se
denominá-la horetite, tendo em mente o grego horos, que signfica “termo”,”determinação”.
Essa doença exprimiria então os tormentos e a exasperação do homem por não
poder agir de acordo com seu próprio pensamento e suas convicções”.(7)
Às doenças que acarretam desregramentos de ordem geral no espírito, seguem-se
aquelas que se juntam ao repertório patalógico de Noica e se apresentam como
fruto não da carência, mas da recusa de um aspecto particular do ser, de um dos
seus três termos constitutivos, possuindo aspecto
iminentemente privativo: a acatolia,
atodecia e ahorecia. Mais estranhas que as primeiras, elas são ilustradas
pelo filósofo romeno na cultura como “espelho ampliador de nossa vida
espiritual”. O quadro abaixo, adaptado de NOICA (2011), associa cada uma dessas
doenças de “carência” e “recusa” a exemplos na esfera da criação literária.
AS SEIS DOENÇAS DO
ESPÍRITO CONTEMPORÂNEO – EXEMPLOS NA ESFERA DA CULTURA
Causa imediata
|
RECUSA
|
CARÊNCIA
|
Necessidade não atendida
|
Doença - Exemplo
|
Doença - Exemplo
|
Generalidade
Individualidade
Determinações
|
1.
Acatolia
D. Juan
2.
Atodecia – Tolstoi
3.
Ahorecia - Godot
|
4.
Catolite
Birotteau
5.
Todetite
Os demônios
6.
Horetite
D. Quixote
|
Fonte: NOICA (2011)
Cabe aqui como resumo das peculiaridades das doenças do
espírito repetir, enfim, as palavras do próprio Noica:
“Diferentemente das doenças comuns, que
provocadas por circunstâncias e agentes os mais variados, são inumeráveis, as
doenças de ordem superior, do espírito, não são mais que seis, pois refletem as
seis precariedade possíveis do ser.
A primeira nasce da precariedade da
ordem geral numa realidade individual provida de suas determinações. È no
homem, a catolite.
A segunda, deve-se á precariedade de
uma realidade individual que deveria assumir as determinações inscritas numa
ordem geral: É a todedite.
A terceira situação ontológica é
provocada pela carência de determinações apropriadas de uma realidade geral que
tem já sua forma individual: È a horetite.
A quarta apresenta-se como o oposto
simétrico da precedente: aqui o individual que, após ter alcançado um sentido
geral, é incapaz (ou o recusa, no caso do homem) de se dar determinações
específicas. É a ahorecia.
A quinta delas porovém da
precariedade – e no homem, da incompreensão – de toda realidade individual em
harmonia com um geral que já se teria especificado graças a determinações
várias. É a atodecia.
Por fim, a sexta precariedade do ser
projeta (de modo deliberado, no homem) numa realidade individual, determinações
que não se apoiam em nenhum sentido geral: É a acatolia”.
BIBLIOGRAFIA
NOICA, Constantin. Diário
filosófico. São Paulo: É Realizações, 2011. A
_______________. As
seis doenças do espírito contemporâneo. Rio de Janeiro: Ed. BestBolso, 2011.
B
NOTAS
1. NOICA, Constantin (A), p. 80
2. NOICA, Constantin (B), p. 44.
3. Prefácio de Olavo de Carvalho (NOICA,
Constantin. As seis doenças do espírito contemporâneo. Rio de Janeiro: Ed.
BestBolso, 2011.
4. NOICA, Constantin (B), p. 19.
5. Ibidem, p. 22.
6. Ibidem, p. 23.
7. Ibidem, p. 24.
8. Ibidem, p. 44.
Um comentário:
The Problem in our society are the Freemasons, aka masons. If they were to disappear, the world would be a farrrr.....better place!
Masonry, the sure path to ruin. You may not see it now in the beginning, but you will as you progress in the craft and further yourself away from God and your Christian faith...
For starters, masons are interested ONLY in accepting those that hold some position of importance or authority in society. If it is a would be or actual politician than even better! Masons do NOT accept regular joes, homeless, or unimportant lazy folk. Second, the hook is the so-called Believe in a Higher Being nonsense (be it Jew, Christian, Buddhist, Muslim etc.). Third, as the mason progresses through the stages in the craft, the end goal for him is to realize that He does not need God because the transformation has occurred whereby the member realizes he is a God unto himself. Moreover, the ceremonies he participates in are Occult period and anti-Catholic (Christian), Muslim, Jewish, and Buddhist. They are demonic period.
Fourth, it is the duty of every mason not to knowingly or wittingly do harm, talk bad about or tell on his fellow mason. And, when a fellow mason is in need or danger to help him above all else. Therefore, this is the WHY it is so simple for the pedophiles within the occult mason organization to easily rape, molest, enter children with impunity. Some use mikey Finn, or simply get vulnerable children in exchange for cash to their families who need it. No fellow mason can, or is allowed by their own acceptance of the rules when entering the craft, to "tell" on one another. Hence, the perfect crime.
Fifth, just to clarify, the end game of masonry, which also is the de facto mission of the occult, is to slowly like hairloss, have it's members deconstruct all that is descent and Holy in society. Masonry and Catholicism are non-congruent. This is why every mason has a duty to oppress society (one of the masonic central tenets is: Through Chaos Comes Order, and it is the masons that will establish their occult order unto society). This is the reason why they work hard to destroy all that is sanctity in society and impose demonic teachings (For example: no Lord's prayer, gays and lesbians and 1/2 and 1/2 are a good thing,not a mental disorder which it is and if you oppose this you are racist of some sort. Have an abortion because it is not a human you have inside you but a piece of pepperoni, flood countries with muslims who NEVER integrate and are shut-in and by nature only impose on all their religious ways of thinking at all costs etc.).
And lastly, If one is a Catholic one cannot become a freemason. DO NOT be fooled by the masons and their lies. It is a mortal sin and excommunication to follow. If it were up to me i would banish masonry peiod, jail the pedophiles and bring forth to the Hague International Court all masons to pay for their Crimes Against Humanity. Hopefully, some day, this will occur.
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