Gurdjieff

Gurdjieff
Quem é Gurdjieff?

terça-feira, julho 20, 2010

Jorge Adoum, o Grande Mago Jefa

A vida do grande Jorge Adoum é misteriosa. Morou em vários países e partiu para a América do Sul muito cedo. Em Minas Gerais, passou pela antiga Palmyra, cidade de Santos Dumont, onde encontrou discípulos e admiradores. Segundo pessoas com as quais travei contato e o conheceram foi um homem bom, cordial e amigo, eivado daquela sabedoria peculiar que encontramos entre as velho Oriente Médio. Com suas humildes leituras Jorge Adoum passou por todos os ramos do conhecimento.
Não era um grande "doutor esotérico" aos olhos dos modernos "estudiosos acadêmicos do oculto" mas alguém que transformava em prática as migalhas que conseguia engolir. Este era seu grande mérito. Em seu livro "ADONAI", romance iniciático, podemos vê-lo lutando pela independência dos povos do Oriente Médio, buscando sua união sob a liderança do Rei Faiçal que se mostrou manipulável. Nada dessas atitudes mundanas foi frutífero, a não ser o mistério do amor que lhe mostrou o poder da verdadeira união mística.
Devido às cirscunstâncias da época e à lei do Karma que, implacável, girava uma manivela que levava o mundo ao domínio das novas e insensatas potências européias e aos EUA, a revolução árabe a a futura que se esboçava foram votadas ao fiasco. Submerso em Damasco e com poucos apoiadores, não restou a nosso herói outra opção senão a partida para a "terra prometida" para onde vários "patrícios", principalmente cristãos melquitas já haviam ido.
Jorge Adoum percebeu que a América o esperava e lá fez escola. Semeou o conhecimento entre aqueles que estavam dispostos a absorvê-lo e escolheu o ambiente das Lojas Maçônicas, que atuavam na vanguarda da sociedade, seu "locus" de convivência. Jorge Adoum, grande homem que, prestes a deixar o corpo físico, instrui àquele que se encarregara de divulgar parte de sua obra que ainda mostrar onde encontraria o restante dos manuscritos. E o fez. Nós te homeneagemos irmão Jorge Adoum por ser "O QUE É".

5 comentários:

Anônimo disse...

Li algumas obras de Jorge Adoum e somente posso concordar com as acertivas dele à respeito da verdadeira Maçonaria e outros aspectos da verdadeira iniciação interna, tais como a opinião de que Batismo da Água onde ele menciona que independe do fato do merecedor frequentar ou não algum grupo (para não dizer casas onde fazem reuniões).

Anônimo disse...

Se a obra de Adoun é considerada fruto de "migalhas que conseguia engolir"...nosso mundo é BASE de toda a evolução do universo e os estudantes "mudernos",do ocultismo,os Mestres Ascensos.

C. Baptista disse...

Talvez a forma de expressar-me tenha sido equivocada, melhor alterar os termos. Desejei me referir ao que pensam alguns dos "mudernos" de que fala o anônimo acerca deles. De modo algum, diminuir a estatura de Jorge Adoum, um sério e dedicado mestre.

Anônimo disse...

Dr Jorgem Adoum, e seus ensinamentos estão além muito além das nossa percepções materiais ele é o grande INICIADO irmão Jorge Adoum

Anônimo disse...

Interessante. É tão além do conhecido...
D.Aquino.