Gurdjieff

Gurdjieff
Quem é Gurdjieff?

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Kundalini Shakti na Kryia Yoga

No livro Kryia Yoga escrito pelo guru Paramahansa Hariharananda (Lótus do Saber, 2006) entre elucidações do método e do processo "científico de aperfeiçoamento espiritual" dado pela kryia (que aparentemtente "acelera" o progresso do homem) há considerações sobre a verdadeira natureza da energia "kundalini" que se avizinham do que Gurdjieff apelidava de órgão de Kundabuffer.

Vejam o que diz o autor:

"No corpo físico, o centro da alma é o infinito reino dos céus. Esse reino é a morada do Pai Todo-Poderoso que não possui forma. O corpo físico, porém, é também o reino da ilusão,da desilusão e do erro (e. e, maya). Por essa razão, a união de maya com o condutor de maya também recebe o nome de yoga. A união desses dois é yoga. A respeito da yoga, as escrituras antigas declaram (Kularnava Tantra):

Parasati atma mithuna
Samyogananda isvara
Ya aste mithunam tat
Paresyat strinisebakah


Muitos afirmam usufruir os prazeres da sexualidade por serem adeptos do tantrismo e que isso é mithuna (ligação, união), uma prática por meio da qual se pode alcançar a realização de Deus (yoga). O simples prazer físico, porém, não é o prazer verdadeiro. Está escrito: parashakti atma mithuna. Parashakti é o poder do Pai Todo-Poderoso que permanece oculto no interior do corpo, na fontanela. Esse poder está além dos cinco elementos básicos densos (pancha mahabhuta), ou seja, akash(vácuo) no centro cervical, vayu (ar) no centro cardíaco, agni (fogo) no centro umbilical; jala (água) no centro sexual e prithivi (terra) no centro do cóccix. A cada respiração acontece uma união, uma junção. Essa é o verdadeiro prazer sexual. Isso é atma mithuna e significa sexo com o self.


“O reino dos céus está sempre dentro de você, assim como reino de satanás. O reino dos céus recebe o nome de as e o reino da ilusão, da desilusão e do erro (maya) é denominado ham. O corpo físico é maya. No Guru Gita, o Senhor Shiva declara a Parvati:

Pindam kundalini saktim
Hamsa iti udahrtan
Rupam bindum iti jneyam
Rupatitam niranjanan


O significado desse verso é: o corpo inteiro é pinta (corpo). Nosso corpo físico vive repleto de ilusão, engano e erro (maya) que é kundalini shakti. Ao contraio da errônea concepção popular, a kundalini não é uma serpente enrodilhada e inerte encerrada no centro do cóccix. A kundalini shakti é maya, algo muito difícil de evitar."

2 comentários:

Anônimo disse...

...muito interessante,........dificil de entender,...........toda ilusão sobre KUNDALINI
se desfaz,.que bom,.............nada pra subir,............se dificil de evitar ,é aceitar,........e após exaurido,,deixa-la adormecer..............

Arjana Hoxha disse...

Isso é muito interessante. Há algum tempo atrás, enquanto pesquisava sobre Gurdjieff e a sua visão sobre a Kundalini (que ele chama realmente de Kundabuffer), descobri o seguinte:

"À medida que recuperamos do choque dado pelas críticas implacáveis de Gurdjieff a uma das jóias preciosas da filosofia indiana (a Kundalini), podemos começar a olhar de novo para a tradição. Descobrimos que a mais minuciosa e reveladora autoridade no Yoga, Patanjali, o autor dos famosos Yoga Sutras, nunca menciona a Kundalini, e alguns dos mais antigos e dignos de crédito textos sobre Yoga, como o Yoga Yajnavalkya, encaram a Kundalini como sendo um bloqueio à evolução espiritual de uma pessoa, um impedimento que deve ser removido de forma a podemos ser tocados e transformados pela energia do Céu."

[ minha tradução da página: http://www.indiadivine.org/audarya/advaita-vedanta/72969-nondualitysalon-kundalini.html ]

Portanto, isso faz todo o sentido! É fantástico como as peças do puzzle se vão encaixando, e o "caminho para fora do labirinto" fica cada vez mais claro.

Obrigado pelo excelente post! Parabéns! :)