Gurdjieff

Gurdjieff
Quem é Gurdjieff?

quinta-feira, agosto 20, 2009

A Alquimia de Gurdjieff

Não é novidade para nenhum leitor que considero Georges Ivanovitch Gurdjieff,o G.,o maior filósofo, teólogo e psicólogo do último centênio. Simplesmente genial e magistral, o mestre greco-armênio falou sobre tudo o que a pobre psicologia ocidental tentou explicar através de seus modelos sexuais ou simbólicos construídas à base de um material livresco e poroso.
Gurdjieff, como diria o baiano, é "o cara"!
Nesse sentido, desde que me isolei em meu pequeno apartamento na Barra dediquei-me a a destrinchar, esmiúçar seus livros. Comecei por "Encontros com Homens Notáveis" (nome de título análogo do cineastra Peter Brooks) tentando associar cada um daqueles tipos humanos às características do eneagrama sufi,esse hieroglifo do funcionamento do mundo. O outro passo associa-se ao esforço de pela primeira vez explanar de forma objetiva e compreensível sobre o esquema "quimico/alquímico" dos hidrogênios transcrito pelo russo P.D. Ouspensky em seus "Fragmentos de um Ensinamento Desconhecido", demonstrando sua logicidade e unindo-o a outros esquemas que ajudaram os leitores a compreender o funcionamento da "fábrica humana", regida pela "Lei da Oitava". Esta, inclusive, é o ponto de partida para todo o sistema,
Há ainda outras novidades sobre a vida do próprio G., em especial o estudo sobre as localidades relatadas em sua obra seminal.

9 comentários:

Norma Villares disse...

Ainda bem que se isolou para trazer Gurdjieff, a excelência das excelências, realmente é "O Cara", com letras maiúsculas. Eu acredito que mais falou sobre os vários estados de consciências, foi Gurdjieff, de uma forma magistral. Vamos ficar esperando seus textos. Abraços sublimes

Peregrina da Luz disse...

Voltou, que bom! esperamos então suas postagens. Abraços

C. Baptista disse...

Eu tenho outros posts sobre Gurdjieff, basta olhar os anos anteriores, em especial 2006 e 2007. Sim, estou de volta sim Peregrina.
Abraços,
Leo

Marcos Takata disse...

Muito bom que voltou. Se tem outros textos, o melhor é colocar marcadores, fica mais fácil de serem lidos.

Anônimo disse...

NÃO TEM NENHUMA BASE CIENTÍFICA E MUITOS DE SUAS IDEIAS NÃO SÃO CLARAS. ALÉM DISSO É TUDO MUITO FANTASIOSO.

Anônimo disse...

NÃO SE MOSTRA ÉTICO CATEGORIZAR SER HUMANOS POR NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA. É PURA PREPOTÊNCIA E CHEGA A SER RIDÍCULO DISTINGUIR HOMENS MAIS EVOLUÍDOS DOS MENOS EVOLUÍDOS, NO PLANO DA EXISTÊNCIA DO SER SEGUNDO UMA TEORIA RASA E SEM CRITÉRIOS EPISTEMOLÓGICOS.

Anônimo disse...

RESUMINDO: A TEORIA DO GURDJIEFF É UMA PORCARIA!!!!

Anônimo disse...

É MUITA IDIOTICE ACREDITAR QUE GURDJIEFF, UM HOMEM COMUM COMO QUALQUER OUTRO QUALQUER, POSSUI PODERES SOBRENATURAIS!

Anônimo disse...

Concordo plenamente!