Gurdjieff

Gurdjieff
Quem é Gurdjieff?

sábado, novembro 18, 2006

A Grande Surpresa

Na política, assim como na vida, tudo é às vezes percebido - ou não percebido, ou mal percebido - unilateralmente ou equivocadamente. Com o passar dos anos, décadas, acostuma-se o homem à repetição da rotina e se vê dominado pela mecanicidade. No terreno dos governos e impérios, acredita-se que não mais haja o pólo oposto e os sucssos passados asseguram eterna glória e e triunfo no futuro. Os opositores são encarados quase que comicamente e a eles se presta tanto crédito quanto a palhaços no circo. Em Atlântida não poderia ser outra coisa. Os súditos de Kut-Al-Atl já supunham imortais em seus cargos no governo, preservados de toda a crítica e servindo um governante sem igual no Universo. Mas a palavrinha mágica, "democracia" - uma novidade, há muitos anos - ainda não havia feito seus estragos sobre uma malha política cuidadosamente tecida por décadas, que jamais poderia ser criticada por alguém sob pena de cruel exclusão social (e banimento da vida pública e possibilidade de inserção no gigantesco aparato estatal).
Um ditado das gentes do interior fez-se um dia valer, na data marcada para aquilo que se convencionou chamar "eleições". Até então, as "eleições" (um evento cansativo, geralmente aos domingos e que constia em depositar votos de confiança no escolhido do governo) haviam sido sempre favoráveis ao partido governante (entendido por "partido governante" um agrupamento amorfo de empresários, carreiristas, profissionais de política ou simplesmente parentes do dignatário do império). Dava-se recursos ali, cargos aqui, prometia-se algo acolá, fazia-se vistas grossas aos roubos das províncias e estava garantido o estado de coisas. Mas alguma coisa havia mudado naquele ano. Algo inusitado principiava a atuar sobre o curso dos acontecimentos, como uma pequena "quebra" na ordem normal das coisas.
Agora era perceptível que a evolução não ocorria linearmente, mas os "vetores de força" eram sujeitos a desvios, fortes mudanças de itinerário. Algo estaca por trás desta aparente novidade, mas o que?

Nenhum comentário: