Gurdjieff

Gurdjieff
Quem é Gurdjieff?

quinta-feira, setembro 03, 2009

Ocultistas Profissionais - Inimigos do Trabalho

Os principais inimigos do trabalho sobre si mesmo são os ocultistas profissionais isto é, aqueles que professam o ocultismo como profissão. Especialistas em Tarot,I-Ching, cartas,adivinhação. Médiuns e clarividentes. Bruxos e feiticeiros. Todos estes são inimigos declarados de qualquer linha que vise o desenvolvimento de si mesmo, salvo raras excessões. Estas excessões precisam ser determinadas pelo mestre,cujo objetivo claramente definido dado seu alto nível consciencial o permite escolher aqueles que terão um papel ativo no grupo responsável pelo desenvolvimento de um conjunto de indíviduos reunidos a fim de estudar a si mesmos.
Mas, de pronto, há de se buscar os critérios da ciência objetiva para excluir os ocultistas profissionais.

4 comentários:

Norma Villares disse...

Os principais inimigos do trabalho sobre si mesmo são os ocultistas profissionais(...) Será? Eu acredito que a humanidade em geral tem grandes e graves dificuldades no processo do auto-conhecimento. Não é uma classe específica que tem esta dificuldade. Eu sou estudiosa do I CHING há muitos anos, conheço vários Ichinólogos(as), e alguns vivem do I CHING, todavia são pessoas que aprenderam a este caminho do auto-conhecimento, até porque o I CHING é um livro de sabedoria e visa o desenvolvimento do HOMEM SUPERIOR, e vai chamar atenção de ocorrer desvio deste caminho. Inclusive tem mecanismos para fechar, se utilizado para fins incompatíveis com este caminho. Com relação ao I CHING são raras excessões que não investem no auto-conhecimento. Todavia, eu compreendo o humano como humano, suscetível a erros e acertos. E como diz o Zen Budismo: Caio sete vezes, levanto oito. Erro, vou tentar outra vez. Isto é o que nos faz humanos. Humanizar é a meta! Melhores abraços

Norma Villares disse...

E você como filósofo Ocultista está no meio? Oh! Mô Pai

C. Baptista disse...

Olá Norma.
A mensagem de Gurdjieff questiona os "ocultistas profissionais", aqueles que usam de artimanhas baratas para persuadir os ingênuos a entregarem seu dinheiro a eles.Aqueles que vivem exclusivamente de alimentar falsas esperanças nas pessoas ou iludi-las aumentando sua mecanicidade, estes sim são condenáveis.O grande perigo é que usem os rudimentos de conhecimento que obtêm junto ao mestre para atuarem como "magos negros", utilizarem as pessoas para seus propósitos egoísticos. Por isso eles não são aceitos no trabalho.

Anônimo disse...

Nesse site tem um monte de artigos sobre esse assunto; deem uma olhada lá.ocultismo.hol.es