Uso de
lançadores múltiplos de foguetes no verão de 1941, os “tubos de
Stálin” ou “Katiúcha”, equipando o Exército Vermelho em 1941
com um sistema de artilharia lança-foguetes, o BM 9-36.
O "órgão de Stálin". Os tubos que produziam a música mais aterradora da II Guerra Mundial |
Produção
em Massa do Ivánov (Su-2) a partir de 1936
Criado por um grupo de projetistas chefiado por Pavel Ossipovitch Sukhói. “O Su-2 tinha muitos usos: podia ser bombardeiro leve, avião tático de reconhecimento e avião de ataque. O projeto era extremamente simples e racional” e adequava-se à produção em larga escala.
Criado por um grupo de projetistas chefiado por Pavel Ossipovitch Sukhói. “O Su-2 tinha muitos usos: podia ser bombardeiro leve, avião tático de reconhecimento e avião de ataque. O projeto era extremamente simples e racional” e adequava-se à produção em larga escala.
Entretanto,
em 22 de junho de 1941 o exército alemão atacou o EV, justo quando
o Su-2 era entregue (pg.74).
Ivanov SU-2 |
A Tática Soviética de Ataques Rápidos e Mortíferos
Tática
soviética lembra a utilizada em Pearl Harbor com o “Nakajima B 5-N
que era uma bombardeiro leve”. Era também caso do Ju-87 alemão,
um avião monomotor mais semelhante a um caça que um bombardeiiro,
com velocidade baixa, mas ambos, em grupos de aviões (como chacais)
investiam de forma fulminante em ‘sonolentas’ base aéreas. Eram
aviões de ataque surpresa.
"Os Pilotos
treinados capazes de levar aos céus 100.000 a 150.000 aviões Su-2,
ao “céu limpo”, os quais não eram necessários em guerra
defensiva".Pg. 84"Antes da guerra, e durante ela, a União Soviética projetou aviões notáveis e, ao mesmo tempo, muito simples. Mas a grande realização das forças aéreas soviéticas não foi a criação de aeronaves que destruíam os aviões inimigos no ara, mas de outras, que destruíam aviões inimigos e quaisquer alvos no chão.
O Il-2 foi o grande feito soviético em tecnologia da avião durante a 2ª guerra mundial. Bases aéreas eram seu alvo predileto”. Pg. 84.
“Pois,
então, por que a força aérea soviética perdeu a superioridade
aérea logo no primeiro dia, no estágio preliminar da guerra? Por
que os alemães adquiriram vantagem no ar, considerando que sua força
aérea perdia para a soviética, tanto em quantidade como em
qualidade de aviões? A resposta é simples: a maioria dos pilotos
soviético, incluindo os de caça, não aprendeu a combater em
batalhas aéreas. A aviação soviética estava orientada para
conduzir uma operação grandiosa, repentina e agressiva, em que a
força aérea soviética, em uma só investida, esmagaria os aviões
inimigos no chão e ganharia o domínio do ar”. Pg. 89.
Tropas de Assalto soviéticos aerotransportadas a sua missão
“A
União Soviético foi a primeira nação do mundo a realizar ataques
com tropas de assalto aerotransportadas. Essas tropas foram criadas
em 1930, antes de Hitler subir ao poder na Alemanha. Apena duas
outras nações desenvolveram táticas semelhantes antes da Segunda
Guerra Mundial: A Alemanha, em 1936, e a Itália. No início da
guerra, Hitler tinha 4.000 paraquestistas. A Itália havia treinado
700”. pg.133
Stálin
liderou o desenvolvimento de assaltos aerotransportados. ‘No fim de
1933, o Exército Vermelho tinha um brigada de assalto aéreo, quatro
unidades móveis de paraquedistas, vinte e nove batalhões distintos
e várias companhias, que somavam cerca de dez mil homens’.
No início
da guerra, a União Soviética tinha mais de um milhão de
paraquedistas treinados, de acordo com o jornal oficial do Partido
Comunista, Pravda, em 18 de agosto de 1940. pg. 91
Em 12 de
junho de 1941, o Exército Vermelho criou o Comando das Tropas de
Assalto Aéreo (...), além dos corpos de assalto aéreo, brigadas e
regimentos, havia um número significativo de batalhões de
paraquedistas, como unidades incluídas na infantaria soviética
regular.(...) paralelamente às formações de paraquedistas, várias
divisões regulares de rifles também se preparavam para serem
transportadas por ar – na época, um passo essencial na
redistribuição das tropas. Em 21 de junho de 1941, na véspera
do ataque de Hitler à União Soviética, o exército soviético
treinou em operações ofensivas aerotransportadas; uma prova de quão
longe se achavam da estratégia defensiva”.
Ações coordenadas na tomada de Stalingrado |
“Os
generais soviéticos sonhavam não só em despejar uma multidão de
paraquedistas na Europa Ocidental, mas também centenas, se possível
milhares, de tanques. Os projetistas buscaram avidamente o modo mais
simples e barato de realizar esse sonho. Oleg Antônov, que mais
tarde criaria o maior avião cargueiro militar do mundo, sugeriu
acrescentar asas e empenagem (o conjunto da cauda) a um tanque comum,
usando o corpo deste como fuselagem do híbrido. Tal sistema recebeu
o nome de KT – Kriláti Tank (tanque de asas). As engrenagens do
volante eram ligadas ao canhão do tanque. A tripulação podia
dirigir o vôo da cabine do tanque, girando a torre e o canhão”.
“(...)
o tanque alado de Oleg Antônov não ficou pronto no início da
guerra; e como a guerra não começou do modo que Stálin planejara,
essa invenção tornou-s tão inútil quando os milhões de
paraquedas cuidadosamente dobrados, esperando o ataque contra a
Alemanha e a Romênia”. Pg. 95.
“A
União Soviética entrou na Segunda Guerra Mundial com o maior número
de pilotos de planadores do mundo. Só em 1939, 30.000 pessoas
treinavam simultaneamente para pilotar planadores”. “Em janeiro
de 1940, por decisão do Comitê Central (ou seja, sob as ordens de
Stálin), criou-se o Comissariado do Povo (que os russos abreviam
para Nakomat) da Indústria de Aviação, um grupo integrado no
Ministério da Aeronáutica, para a produção de
planadores-cargueiros-militares”.
O Maior Cargueiro do Mundo - o PS-84 (réplica do Douglas DC-3 americano)
“O
melhor avião cargueiro do mundo, no início da Segunda Guerra
Mundial, era o lendário Douglas DC-3 americano. Essa aeronave bateu
o recorde da durabilidade; 55 anos de uso. Foi um avião
extraordinário em sua época.
Pois o
Douglas DC-3, embora com nome diferente (PS-84), formava o núcleo da
aviação militar de transporte. Pg. 96
“Antes
da guerra, a União Soviética havia comprado vinte aviões Douglas
dos Estados Unidos, e, em 1939, seis aeronaves idênticas foram
fabricadas em solo soviético. Em 1940, 51 aviões foram fabricados;
em 1941, 237. Ao longo da guerra, 2.419 modelos DC-3, ou os
soviéticos PS-84/Li-2 saíram das fábricas soviéticas”.
“Além
do DC-3, a União Soviética tinha centenas de bombardeiros
estratégicos TB-3, que também podiam ser utilizados como
cargueiros . Todos os ataques de paraquedistas dos anos 1930 foram
feitos com o TB-3. havia aviões suficientes para transportar
milhares de paraquedistas e armas pesadas, incluindo tanques, carros,
blindados e artilharia”.
A Ordem de Campo de 1939
- A URSS queria dominar os Ares
“O
mais importante documento a orientar as ações do Exército Vermelho
em guerra foi a Ordem de Campo (PU – Polevói Ustáv). Na época,
estava em vigência Ordem de Campo de 1939 – PU-39. Ela dizia
claramente que para realizar uam ‘penetração profunda’ e um
ataque em massa de corpos de assalto aéreo, a força aérea
soviética precisava dominar o céu. Essa ordem de campo, bem como as
instruções sobre batalhas aéreas e ‘instruções sobre o uso
independente da aviação’ previam a execução, no inicio da
guerra, de uma operação estratégica maciça, que esmagaria a força
aérea inimiga”.
“Stálin
criara tantas tropas de assalto aéreo que seria possível
utilizá-las em um único cenário: ataque aéreo e invasão maciça.
O Exército Vermelho deveria iniciar a guerra de maneira repentina e
traiçoeira, com um ataque aéreo contra as bases aéreas inimigas.
Milhares de paraquedistas cairiam do céu para tomar e controlas as
bases principais e pontos estratégicos. Qualquer outra ação não
seria viável. Só que foi Hitler quem realizou o ataque antecipado.
A estratégia comunista de dar o primeiro golpe foi abortada. Os
cuidadosos planos de Stálin de montar um assalto aéreo maciço
tornaram-se irrelevantes na corrida desesperada para se adaptar a uma
guerra defensiva”. Pg. 97
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