Gurdjieff

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terça-feira, junho 12, 2007

Papus e Gaya - A Terra como um Ser Vivo

Os modernos falam da terra como um "ser vivo" como se isto fosse grande novidade. A ela se referem como "gaya", a "mãe-terra", envolta em sua atmosfera e suas diversas camadas superpostas, um planeta dotado de vitalidade que possui suas idiossincrasias e ataques de fúria. Os antigos já sabiam disso há muito, tanto que se referiam à Aláya, ou "anima mundi", não necessariamente à "alma da terra", mas a "alma do mundo", além de se reportarem aos espíritos planetários que animavam os corpos celestes (a essência da astrosofia, a sabedoria dos astros, esquecida nos dias de hoje em que a astrologia se reduziu a artículos inconsistentes nos jornais que tratam apenas das obviedades e gaiatices do signo solar).
O grande esoterista francê e fundador da ordem martinista, o eminente rosa-cruz, maçom, adepto e membro do mais alto grau de diversas ordens iniciáticas, o Sr. Papus, já dissertava no século XIX sobre a vida da terra e a maneira como funcionam suas funções ou sistemas peculiares. Como todo ser vivo, o planeta apresenta funções respiratórias (manifesto na evaporação dos líquidos e sua volta para a atmosfera como gás e retorno à terra como água), funções circulatórias (o fluxo e refluxo das marés, análogos às sístoles e diástoles do corpo humano) e, por fim, uma função digestiva, quiçá de caráter fundamental e imprescindível ao ser humano, pois corresponderia à forma como a terra "digere" os dejetos de origem orgânica ou não que passam a enriquecer seu "húmus".
Por isso quando se diz que a terra tem fome, nada mais se tem em mente que um processo de acelerada destruição das formas viventes (através das guerras, epidemias, cataclismas naturais, colisões de meteoros, secas, glaciações) que fornece alimento adicional a nosso astro. Naturalmente, parte dos "sintomas" contemporâneos sentidos pela nossa raça, que se debate entre tantos males - agravados pelo tristemente célebre "efeito-estufa" - não são mais que o reflexo de um período longo de fome planetária intensa.

sexta-feira, junho 08, 2007

Franz Hartmann e os Elementais Internos

Em uma interessante passagem de sua "Magia Branca e Magia Negra ou "A Ciência da Vida Finita e Infinita", o mago, teósofo e estudioso Franz Hartmann comenta com propriedade a possibilidade de vivificação de nossos elementais internos que se convertem em diabretes a perseguir-nos. Vejamos bem:

"A ciência da vida consiste em submeter o inferior e elevar o superior. A primeira lução que nos ensina é a libertação do anor excessivo ao nosso eu pessoal, anjo primeiro do mal (...). Essa personalidade inferior é irreal, compõe-se de muitos eus ilusórios, cada qual com suas reinvidicações particulares. Essas dmandas crescem mais e mais à medida que tentamos satisfazê-las. São as forçãs semi-intelectualizadas da alma que a fragmentariam em pedaços se lhes fosse permitido crescer ainda mais, e que precisam ser subjugadas pelo do Mestre real: o Eu superior ou Deus".
Esses "eus" são os eus elementais de que tanto fala a literatura oculta. Não são criações imaginárias, mas forças vivas que podem ser percebidas por todo aquele que munir-se do poder de olhar para dentro de sua própria alma. Cada uma dessas forças corresponde a um desejo animal, e se permitirmos que cresçam, tomam a forma do ser que corresponde à sua natureza. Inicialmente são pequenas e obscuras, mas à medida que o desejo que lhes corresponde vai sendo saciado, tornam-se cada vez mais densas dentro da alma e, nutridas pela vontade, ganham força descomunal quando nossos desejos se convertem em paixões. Os Elementais mennores são tragados pelos maiores; os desejos pequenos são absorvidos pelos mais fortes; até que uma única Paixão-mestra, um poderoso elemental, permanece. Trata-se do temido MORADOR DO UMBRAL, que guarda os jardins do paraíso da alma. Têm sido descritos na forma de serpentes, tigres, porcos e lobos famintos, mas como são amiúde o resultado da mistura de elementos humanos e animais, muitas vezes não exibem formas puramente animais. Freqüentemente apresentam-se como bestas com cabeças humanas ou homens com membros animais. Suas forma variam ao infinito, pois existe uma enorme variedade de combinações entre luxúria, avareza, ganância, amor sensual, ambição, covardia, medo, terror, ódio, orgulho, vaidade, autopresunção, estupidez, volúpia, egoísmo, ciúme, inveja, arrogância, hipocrisia, astúcia, sofisma, imbecilidade, superstição, etc.
Esses elementais vivem no reino da alma do homem e, enquanto ele viver, fortalecem-se e engordam, pois vivem do princípio vital dele e nutrem-se dos pensamentos que emite. Podem inclusive manifestar-se objetivamente para ele, se durante um acesso de medo ou em consequencia de alguma doença, lograrem sair de sua esfera. Não pode ser eliminados por cerimônias religiosas, nem exorcizados por clérigos; só podem ser destruídos pelo poder da vontade espiritual do homem divino, que os aniquila como a luz elimna as trevas ou um raio rasga as nuvens.
Somente os que despertam para a consciência divina espiritual possuem esse tipo de vontade, da qual os não regenerados nada sabem. Mas aqueles que ainda não estão assim avançados podem imputar morte lenta a esses elementais, retirando deles o alimento de que necessitam, simplesmente não desejando ou recusando-se a desfrutar sua companhia e não consentindo voluntariamente na sua existência. Então eles começarão a minguar, definhar, adoecer, morrer e apodrecer como ocorre com um membro amputado do corpo. Uma linha de demarcaçaõ formar-se-á no corpo-alma do homem; pode haver 'inflamações' e sofrimento num processo semelhante ao que ocorre quando uma parte do corpo gangrenada é extirpada. Por fim, a carcaça putrefata do Elemental se dissolve e apodrece".