Gurdjieff

Gurdjieff
Quem é Gurdjieff?

segunda-feira, dezembro 28, 2009

Uma Técnica de Magia Sexual

A magia sexual encanta o homem ocidental. No Oriente é chamada de "Tantrismo" ou "Caminho do Diamante". Não há país que não a conheça, não a povo que não a glorifique. "Magia Sexual" é explorar o centro sexual de modo a vivificar e animar os demais centros e tornar o homem pleno, integral.
Sob várias denominações ela persiste ao longo dos séculos. Empiricamente todos os povos antigos a descobriram e mesmo um rude habitante de uma ilha inóspita do Pacífico pode descobrir a esmo alguns de seus princípios mais elementares.
A técnica básica de magia sexual consiste no seguinte, ao menos para produzir o "andrógino perfeito".
A produção do andrógino perfeito pressupõe a união de dois seres que se amam, adoram-se mutuamente. Em conjunção amorosa plena (o homem deitado de forma ereta e a mulher deitada sobre ele, ambos completamente nus e beijando-se) inicia-se o processo yogue que evoluciona em direção à penetração plena. O leito deve ser coberto por um lençol azul (os detalhes do uso do lençol são dispensados por hora) e o conúbio carnal deve ser realizado por, pelo menos, três vezes.
A resultado de três espécies de fluídos (tipicamente astrais ou do baixo astral, fluídos corpóreos oriundos dos perfumes ou do cheiro natural dos pares e os fluídos sexuais-seminais) combina-se no lençol e dá origem à forma que poderá, ou não, transformar-se no andrógino perfeito (não se trata simplesmente de um súcubo ou íncubo).
O andrógino perfeito só se manifesta vigorosamente quando o componente masculino repousa no estado intermediário entre o sono e a vigília e num tênue lapso de tempo não só vocaliza como também por gestos sensíveis (o futuro novo SER é totalmente astral) expressa sua vontade de tornar-se algo. Cabe ao mago decidir se ele deve ou não materializar-se e cumprir seus propósitos.

quinta-feira, dezembro 24, 2009

Oração - Malba Tahan

Neste período natalino tão importante por dar vasão aos mais belos laços que unem homens e mulhereres, gostaria de transcrever a bela prece de Telassim, filha do Cheque a quem Beremiz Samir - o famoso personagem do "Homem que Calculava" de Malba Tahan - dava suas lições.

"- Ó Deus Onipotente, Criador do Céu e da Terra, perdoa a pobreza, a pequenez, a puerilidade de nossos corações. Não escutes as nossas palavras, mas sim os nossos gemidos inexprimíveis, não atendas as nossas petições, mas ao clamor de nossas necessidades. Quanta vez pedimos aquilo que possuímos e deixamos desaproveitado! Quanta vez sonhamos possuir aquilo que nunca poderá ser nosso!
Ó Deus, nós Te agradecemos por este mundo, por nosso grande lar; por sua vastidão e riqueza, e pela vida multiforme que nele estua e de que todos fazemos parte. Louvamos-Te pelo esplendor do céu azul e pela brisa da tarde, e pelas nuvens rápidas e pelas constelações nas alturas. Louvamos-Te pelos oceanos imensos, pela água corrente, pelas montanhas eternas, pelas árvores frondosas e pela relva macia em que os nossos pés repousam. Nós Te agradecemos os múltiplos encantos com que podemos sentir, em nossa alma, as belezas da Vida e do Amor!
Ó Deus, Clemente e Misericordioso, perdoa a pobreza, a pequenez, a puerilidade de nossos corações".

Que as mesmas forças cósmicas que produziram este poema e fizeram vir ao mundo o poeta, matemático e escritor, o professor brasileiro inesquecível, Júlio César de Mello e Souza nos iluminem e alavanquem nossas vidas!

Glória ao Grande Arquiteto do Universo e a todos os grandes Seres que vivem e viveram nesta grandiosa obra de arte viva que é o Planeta Terra.

Abraços fraternais,

Leo

domingo, dezembro 20, 2009

Progressos em Magia Sexual

Todo progresso ulterior em magia sexual pressupõe o domínio absoluto do conceito de "Ágape", o verdadeiro amor. Não o confundamos com o "amor" que interpretações baratas do Novo Testamento fizeram equivaler ao "conceito 'cristão' do amor" ou algo mais amplo mas o entendamos como a conjunção direta, esplêndida e mágica do "phalus" masculino e a "vulva feminina". Não há lugar para falsos moralismos no trato de questões tão sublimes, tão afeitas aos verdadeiro iniciado que na própria India Sagrada se metamorfoseiam no culto do "Lingam". Sem progressos nesse mister não se verificam quaisquer avanços. Sem o amor genuíno entre um homem e uma mulher qualquer incursão no terreno da união mística via comunhão dos sexos é fadada ao insucesso. Porém poucos são aqueles capazes de dar a fórmula iniciática composta por instruções práticas para os primeiros passos nessa Grande Arte ou, como dizem alguns iniciados, nessse "grande arcano". Apenas o clarividente ou aquele que dotado pelo Cosmos da virtude de estabelecer comunicação direta com grandes inteligências ou o aquinhoado pelo conhecimento de técnicas milenares e arcanas que propiciem a yoga sexual - sim, a união, portanto YOGA sexual - estão aptos a falar sobre o assunto. Sim, e YOGA entre homem e mulher é algo sutil e acessível a poucos neste mundo material e denso em que os sexos apenas se vêem como instrumentos imediatos do prazer sensual.
Este é um tema delicado que pode ser proferido apenas diante de um público seleto.

sexta-feira, dezembro 11, 2009

Magia Sexual

Sob a denominação de "magia sexual" nós ocidentais nos acostumamos a engolir durante décadas uma grotesca mistura do que os leigos consideram "tantrismo da mão esquerda" e um amontoado de lugares comuns tirados de livros do calibre do célebre opúsculo publicado no Brasil e que para a desonra do Bispo, Intelectual e Mago de Cartago decidiram batizar de "Livro de São Cipriano".
Magia Sexual na verdade é uma forma de união com o absoluto através da carne, não a dissolução no todo universal, na "anima mundi" mas o encontro do todo através da conjunção carnal. Este é um dos grandes mistérios da vida humana que vários tentaram desvendar sem sucesso mas a chave para sua solução é mais simples e direta do que se supõe.
Se admitirmos que existem várias "yogas", várias formas de se unir ao absoluto, devemos igualmente admitir que há vários objetivos e várias maneiras de encarar a espiritualidade. O SEXO aparece então como um instrumento para o alcance de um nível superior de consciência e, por definição de SER, por estabelecer os meios práticos para a geração de um corpo mais sutil, pois sabemos que da união do princípio masculino ao feminino ou se origina o novo ser carnal ou se fabrica o corpo espiritual em escala menos densa, mais etérea. Esta é a verdadeira magia sexual.
No Ocidente Austin Osman Spare, um dos amigos de Aleister Crowley e criador da Magia do Caos exerceu importante papel no sentido de desenvolver uma abordagem original da magia sexual embora tenha sido acusado pela "besta" de ser um "irmão negro" (epíteto usualmente atribuído ao próprio Crowley).
A abordagem mais sensata e realista tanto do papel do sexo no interior da máquina humana (dividida por sua vez em centros diferentes) pode ser atribuída ao inesquecível Professor de Dança GEORGES ILLITCH GURDJIEFF que via na relação entre o homem e mulher a operação do hidrogênio 12 e a possibilidade de, através de um choque externo, ser impulsionada a criação do corpo sutil do homem. Sobre estes e outros mistérios e as técnicas para obtenção de resultados em MAGIA SEXUAL falaremos em outra ocasião.

terça-feira, outubro 20, 2009

sexta-feira, outubro 16, 2009

Não Tagarelar

Em meio ao corre-corre do cotidiano e no ambiente de trabalho nada tão comum e atordoante quanto o hábito arraigado e despropositado de certas pessoas e colegas de falar pelos "cotovelos" ou falar como um "pagagaio". Em sua versão mais radical, é claro, pois em geral as pessoas se limitam a falar demais ou falar mais do que é necessário.

A observação e coerção do hábito de falar em demasia é tão importante quanto o enfrentamento da identificação e da consideração. Uma pessoa que não consiga "dobrar a própria" língua é totalmente inepta o trabalho.

"Para a maioria de nós, a principal dificuldade, como ceso se constatou, era o hábito de falar. Ninguém via esse hábito em si mesmo. Ninguém podia combatê-lo, porque estava sempre ligado a alguma característica que o homem considerava positiva nele. Se falava de si mesmo ou dos outros, é porque queria ser 'sincero' ou porque desejava saber o que um outro pensava ou também porque queria ajudar alguém, etc., etc...

Percebi rapidamente que a luta contra o hábito de tagarelar ou, em geral, de falar mais do que é necessário, podia tornar-se o centro de gravidade do trabalho sobre si, porque esse hábito tocava tudo, penetrava turo e era, para muitos de nós, menos notado. Era verdadeiramente curioso observar como, em qualquer coisa que o homem empreenda, este hábito (digo 'hábito' por falta de outra palavra; seria mais correto dizer este 'pecadao' ou esta 'calamidade') apossavam-se imediatamente de tudo".

Há entretanto que tomar guardar contra o 'silêncio completo'.

"- O silêncio completo é mais fácil, disse, quando tentei comunicar-lhe minhas idéias as respeito. O silêncio completo é simplesmente um caminho fora da vida, bom para para um humem no deserto ou num mosteiro. Aqui falamos do trabalho dentro da vida. E pode-se guardar o silêncio de maneira tal que ninguém perceba. O problema todo é que dizemos coisas em demais. Se nos limitássemos apenas às palavras realmente indispensáveis, só isto poderia ser chamado 'guardar silêncio'. E é assim com tudo: com a comida, os prazeres, o sono; para cada coisa, o que é necessário tem um um limite. Além dele, começa o 'pecado'. Tente captar bem isto: o 'pecado' é tudo aquilo que não é necessário'".

O Exercício do "Stop"

No sistema de Gurdjieff o conhecimento de si mesmo e o estudo de si parte da observação do próprio corpo, seus movimentos, gestos e posturas. As funções motoras são indissociáveis das demais funções que caracterizam a 'máquina humana' e qualquer um que queira satisfatoriamente prosseguir no quarto caminho deve esforçar-se para dominá-las.

" - Cada raça, disse, cada época, cada nação, cada país, cada classe, cada profissão, possui um número definido de posturas e de movimentos que lhe são próprios. Os movimentos e as posturas, ou atitudes, sendo o que há de mais permanente e imutável no homem, controlam tanto sua forma de pensamento domo sua forma de pensamento como sua forma de sentimento. Mas o homem nem mesmo faz uso de todas as posturas e de todos os movimentos que lhe são possíveis. Cada um adota certo número delas, conforme a sua individualidade. Assim, o repertório de posturas e movimentos de cada indivíduo é muito limitado".
"(...) O homem é incapaz de mudar a forma de seus pensamentos e de seus sentimentos enquanto não tiver mudado seu repertório de posturas e movimentos do pensamento e do sentimento, e cada um tem um número determinado delas. Todas as posturas motoras, intelectuais e emocionais estão ligadas entre si".
"É uma ilusão crer que nossos movimentos sejam voluntários. Todos os nossos movimentos são automáticos. E nossos pensamentos, nossos sentimentos também o são. O automatismo de nossos pensamentos e de nossos sentimentos corresponde de maneira precisa ao automatismo de nossos movimentos. Um não pode ser mudado sem o outro. De maneira que, se a atenção do homem se concentrar, digamos, na transformação de seus pensamentos automáticos, os movimentos e atitudes habituais intervirão imediatamente no novo curso de pensamento, impondo-lhes as velhas associações habituais".
"Nas circunstâncias usuais, não podemos imaginar o quanto nossas funções intelectuais, emocionais e motoras dependem umas das outras; e, no entanto, não ignoramos quanto nossos humores e nossos estados emocionais podem depender dos movimentos e das posturas. Se um homem assume uma postura que nele corresponde a um sentimento de tristeza ou de desencorajamento, pode estar certo, então, de que rapidamente se sentirá triste ou desencorajado. Uma mudança deliberada de postura pode provocar nele o medo, a aversão, o nervosismo ou, ao contrário, a calma. Mas como todas as funções humanas - intelectuais, emocionais e motoras - têm seu próprio repertório bem definido e reagem constantemente umas sobre as outras, o homem nunca pode sair do círculo mágico de suas posturas".
"Mesmo que um homem reconheça essas ligações e empreenda lutar para livrar-se delas, sua vontade não é suficiente. Devem compreender que esse homem tem apenas vontade bastante para governar um só centro por um breve instante. Mas os outros dois centros opõem-se a isso. E a vontade do homem nunca é suficiente para governar três centros ao mesmo tempo".


O que é o STOP?


G.I.Gurdjieff transmitiu ao ocidente uma antiga técnica psico-fisiológica aprimorada no Ocidente que se tornou conhecida como "método do 'Stop'".
O stop consiste:

"Para opor-se a esse automatismo e adquirir um controle das posturas e movimentos dos diferentes centros, existe um exercício especial. Consiste no seguinte: a uma palavra ou a um sinal do mestre, previamente combinado, todos os alunos que o ouvem e o que vêem devem no mesmo instante suspender seus gestos, quaisquer que sejam - imobilizar-se no lugar na mesma posição em que o sinal o surprendeu. Mais aindas, devem não só cessar de se mover, mas conservar os olhos ficos no mesmo ponto que olhavam no momento do sinal, conservar a boca aberta se estiverem falando, conservar a expressão da fisionomia e, se estivessem sorrindo, manter esse sorriso. Nesse estado de 'stop', cada um deve também suspender o fluxo dos pensamentos e concentrar toda a atenção, mantendo a tensão dos músculos, nas diferentes partes do corpo, no mesmo nível em que se encontrava e controlá-la o tempo todo, levando, por assim dizer, a atenção de uma parte do corpo a outra. E deve permanecer nesse estado e nessa posição até que outro sinal convencionado lhe permita retomar uma atitude normal, ou até que caia de cansaço a ponto de ser incapaz de conservar por mais tempo a primeira atitude. Mas não tem nenhum direito de mudar seja o que for, nem o olhar, nem os pontos de apoio; nada. Se não pode aguentar, que caia - mesmo assim, é preciso que caia como um saco, sem tentar proteger-se de um choque. Do mesmo modo, se tivesse algum objetivo nas mãos, deve conservá-lo durante tanto tempo quanto possível; e se as mãos se recusarem a obedecer e o objeto lhe escapa, isto não é considerado falta grave".
"Cabe ao mestre vigiar para que nenhuma acidente aconteça, devido às quedas ou às posições desascostumados, e esse respeito, os alunos devem ter plena confiança em seu mestre e não temer nenhum perigo".
"(...) Um estudo de si mecânico só é possível com a ajuda do 'stop', sob a direção de um homem que o compreenda".

Fonte: OUSPENSKY, P.D. Fragmentos de um ensinamento desconhecido - em busca do milagroso. São Paulo, Ed. Pensamento.