Gurdjieff

Gurdjieff
Quem é Gurdjieff?

quarta-feira, novembro 16, 2005

A Trindade

Um dogma tão antigo quanto o da santíssima trindade faz pensar, qual os cabalistas hebreus e os membros das antigas fraternidades esotéricas: por que este número é tão mágico e se repete em uma infinidade de fenômenos e circunstâncias? O uno e o trino, da figura histórica do neoplatônico Plotino ao mito alexandrino de Hermes Trimegistus e à santíssima trindade cristã, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, as reflexões sobre o caráter intrínseco do assunto multiplicam-se sob a capa do misticismo supersticioso ou da filosofia mais abstrusa.
A origem da idéia da trindade é mais antiga. Encontramo-la entre os babilônios e os povos do Crescente Fértil, vemo-la na mitologia egípcia sob a forma de Seth-Hórus-Osíris e a notamos aflorando no panteão dos Deuses Gregos e Romanos. Sempre a fusão, a idéia do múltiplo a conviver na unidade. Hermes Trimegistus, o Deus grego Hermes e o egípcio Thot, Hermes o "Três Vezes Grande".
Mas o fato é que a questão se coloca. Homem e mulher dão seus frutos, da mistura de dois elementos surge um terceiro. A dualidade precede a unidade, o uno é anterior ao ser. Mas a resposta para este mistério só se pode obter através da iluminação e de revelação, em um instante de arrebatamento profundo face à força do criador dos céus e da terra. Pelo caminho da razão não chegaríamos à verdade (se é que a razão conduz a ela) mas sim através do contato com o divino ser da natureza.
Eis que a um pobre mortal, em uma radiosa manhã de domingo, foi concedida a benção de conhecer tal mistério. Ao contemplar as maravilhas do céu seu espírito estremeceu e aquele doce torpor dos homens e mulheres transladados ao divino percorreu-lhe o corpo. Tudo fora desvendado em um átimo de segundo, toda a essência transcendental que buscava. O Espírito Santo se lhe afigurava como o sopro do altíssimo sobre todos os homens, que os vivificava. O Pai, como a causa inicial do mundo e o filho como a alma que habita na carne. A distinção suprema entre alma e espírito se estabelecera.

Nenhum comentário: