Gurdjieff

Gurdjieff
Quem é Gurdjieff?

quarta-feira, novembro 16, 2005

Onças e Lobos


Onze bezerrinhos mortos em Ribeirão de Santo Antônio, distrito de Coronel Pacheco, Minas Gerais. Os suspeitos? Duas onças, a mãe e seu filhote. Como sou um provinciano intratável (apesar de ter saído de Minas faz uma década) fiquei impressionado ao ler que os felinos vieram de São João Nepomuceno, cidade vizinha a Bicas e Juiz de Fora, onde morei quando criança e adolescente.

Existem onças ainda por aquelas bandas? Esta notícia me alegra e traz reminiscências do passado. No meu imaginário o que restava da Mata Atlântica no Brasil estava fadado à desoladora ausência da vida animal mais agressiva. Tudo o que me recordo de um bicho do mato tem a ver com a visita a Sete Lagoas, Minas, com meu pai, quando ainda era um garoto. Ele tinha amigos de infância que ia visitar ocasionalmente e me levou consigo. Sete Lagoas, dizia, à época em que morou lá , nos anos 20, era um lugar em que as pessoas não saíam de casa à noite, receosas das matilhas de lobos que perambulavam pela cidade.

Eu nunca havia visto um lobo, exceto na televisão. Quando fui apresentado a um, a coisa não foi nada agradável. Ao contrário do passado, agora os homens é que atemorizavam os lobos. Fomos a uma praça onde um miserável animal, recém capturado por um caçador, jazia quase desfalecido, a boca ensangüentada e deformada, por uma armadilha que lhe rasgara as carnes. Era assustador e a cena me encheu de profunda comoção. Queria sair dali, mas as pessoas em volta, curiosas, entretinham-se com os detalhes envolvendo a proeza.

Naquele dia, fitando os olhos tristes daquele animal, percebi em toda a sua extensão a maldade humana. Nenhum animal, exceto os da nossa raça, caçoa de uma pobre vítima ao invés de devorá-la. Anos mais tarde eu aprenderia esta dura lição, caçado e imolado na fogueira vã que é a vida entre nossos semelhantes.

Um comentário:

Rod disse...

You have a great blog here! I have a ovarian cancer symptoms site. It covers everything about ovarian cancer symptoms as well as ovarian cancer concerns, warning signs, and ovarian cancer treatment. You'll find it very informative. Check it out when you can :)
Rod